1 de Abril e o dia das mentiras

Dia das Mentiras

És daqueles que não perde a oportunidade de contar umas mentiras no dia 1 de Abril? Este é o dia perfeito para pregar partidas a alguns amigos, familiares e conhecidos. O dia 1 de Abril, mais conhecido por dia das mentiras, é celebrado um pouco por todo o mundo e milhões de pessoas e marcas aproveitam-no da melhor maneira. Mas sabes como é que tudo começou?

Há várias histórias sobre a origem deste dia. No entanto, a mais popular remonta ao ano de 1564, em França, no reinado de Carlos IX (1560-1574).

O ano novo era, desde o século XVI, comemorado no dia 25 de Março e as celebrações duravam até ao dia 1 de Abril. Durante estes dias eram comuns os bailes na corte e as trocas de presentes. Posteriormente, Catarina de Médicis, regente em nome do rei Carlos IX, decidiu que o início do ano civil deveria ser transferido para dia 1 de Janeiro, em todo o mundo cristão.

Os franceses que resistiram à mudança, ou que continuavam a celebrar dia 25 por esquecimento, foram apelidados de “bobos de abril” e começaram a receber convites para falsos bailes e presentes estranhos, por parte de outros franceses mais gozões.

Com o passar do tempo esta tradição alastrou-se para Inglaterra e atualmente, está presente no mundo todo, não com falsos convites e presentes mas com as tão conhecidas mentirinhas piedosas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *