5 cuidados que deves ter nas tuas férias na neve

No período do Carnaval e da Páscoa milhares de portugueses aproveitam para fazer férias na neve. No entanto, esta é uma ocasião que requer sempre cuidados especiais, desde a alimentação ao material, passando pelo vestuário e segurança. Se és um dos portugueses que nas próximas semanas vai fazer férias na neve, toma atenção a estes cinco pontos:

  1. Prepara convenientemente o teu carro – correntes de neve são um elemento obrigatório neste tipo de férias. Para além disso é também importante verificares a pressão dos pneus já com o carro carregado (pessoas e malas) e também conduzir de forma ainda mais defensiva e cuidadosa, o gelo é uma das principais causas de acidentes no inverno!
  2. Agasalha-te – prepara-te para uma mudança brusca de clima. Precisas de roupa bem quente e, de preferência, que se adapte aos desportos que vais praticar na neve. A hipotermia é um assunto a que não damos muita atenção mas não deve ser subestimado, pode ter consequências graves. Tens de dar mais atenção às extremidades do teu corpo, principalmente mãos, pés, nariz e orelhas.
  3. Alimenta-te e hidrata-te mais vezes ao dia – para além de estares todo o dia a praticar desporto, também estás em condições adversas para o teu corpo. Deves optar por consumir alimentos ricos em hidratos de carbono e proteínas, não esquecendo a água e bebidas quentes!
  4. Equipa-te para os desportos de neve – para além de todo o equipamento obrigatório, nunca te esqueças dos óculos de sol e do capacete, por muita experiência que tenhas neste tipo de desportos. O capacete pode salvar vidas e os óculos de sol com filtro UV reduzem o risco de “cegueira da neve”. A neve e o gelo têm a capacidade de reflectir o sol, o que pode provocar queimaduras em toda a região ocular.
  5. Afasta as lesões – Os desportos de inverno são actividades físicas mais exigentes por causa da altitude. Deves estar em boa forma física, fazer sempre um aquecimento e proteger as articulações, principalmente joelhos, tornozelos e pulsos – as roturas de ligamentos são das lesões mais comuns em desportos de inverno. A pele é um dos órgãos que mais sofre com o frio por isso nunca saias de casa sem protector solar com um fator alto (renova-o ao longo do dia!), batom e creme das mãos para evitar frieiras.

Aconselhamos também que contrates um seguro de viagem e, se tiveres o seguro de Acidentes Pessoais da Allianz, verifica a cobertura de Desportos de Inverno – viaja e diverte-te com toda a segurança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *