Allianz está cada vez mais comprometida com a sustentabilidade

O Grupo Allianz é um dos maiores grupos seguradores, investidores e provedores de assistência do mundo. Com 130 anos de história, é um Grupo Segurador fortemente comprometido com a sustentabilidade, como podemos confirmar no relatório de 2019 dedicado a esta área.

Em todos estes anos de existência, o Grupo Allianz enfrentou e superou as várias crises que afetaram as sociedades em cada país, na Europa e no Mundo. A nossa experiência diz-nos que, tal como no passado, vamos por certo vencer a atual crise e acreditamos que apostar na sustentabilidade é a melhor forma de garantirmos um planeta viável e prolongarmos a nossa história de sucesso. 

Por que é que é decisivo o Grupo Allianz apostar tanto na viabilidade a longo prazo do nosso Planeta? Porque não nos limitamos a fazê-lo internamente. Funcionamos como um catalisador, uma correia de transmissão, partilhando e inculcando estes valores nos nossos investimentos e com os mais de 100 milhões de clientes espalhados pelo mundo. 

Um dos nossos compromissos é o de, até 2050, reduzir a zero as emissões de gases com efeito estufa no nosso portefólio de investimentos. Além desta neutralidade carbónica até 2050, temos outra meta assumida para muito em breve: em 2023, utilizar 100% de energia renovável em todos os edifícios do nosso Grupo. 

Atualmente, produzimos 1.95 gigawatts de energia elétrica limpa, proveniente de 99 centrais eólicas e solares que detemos em várias partes do globo, incluindo em Portugal. No ano passado, 49% da eletricidade que consumimos foi produzida a partir de fontes renováveis, como o sol e o vento. 

Desde o ano 2010, obtivemos uma redução de 35% das emissões de CO2 por funcionário (no final de 2018 esse valor era de 27%). E o objetivo para este ano é muito ambicioso: queremos atingir um decréscimo de 30%. Diminuímos também a utilização de papel em 53% desde 2014 e, este ano, queremos baixar esse recurso em 40%. 

Em 2019, aplicámos 29,4 mil milhões de euros em investimentos sustentáveis, mais 17% do que em 2018. O nosso programa global de soluções sustentáveis originou um rendimento de 1,33 mil milhões de euros no ano passado. 

Continuamos a apoiar as Aldeias de Crianças SOS. A quarta edição da iniciativa Allianz World Run reuniu 12.313 atletas de 98 países que, juntos, percorreram 1,6 milhões de quilómetros. Em quatro anos, esta iniciativa já permitiu angariar 1,7 milhões de euros em donativos. 

Ao nível da igualdade de género, 37,9% dos gestores da Allianz nas nossas áreas de negócio principais são mulheres e o nosso programa Employee Share Purchase passou a estar disponível em mais 11 países.  

Este esforço global tem registado também grande empenho na Allianz Portugal, onde comparativamente com o ano anterior conseguimos:

  • Redução de 29% de emissões de CO2 por colaborador
  • Redução de 37% no consumo de energia
  • Redução de 50% no consumo de papel
  • Redução de 8% no consumo de água
  • Redução de 51% na produção de detritos

 Junte-se a nós neste esforço para ajudar o nosso planeta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *