As Melhores Praias de Portugal – Açores e Madeira

Nesta semana, a última da nossa rubrica das Melhores Praias de Portugal, vamos visitar os Arquipélagos dos Açores e da Madeira. Não são regiões propriamente conhecidas pelas suas praias, mas têm algumas que podem surpreender os visitantes que gostam de explorar todos os cantos das ilhas. Deixamos aqui as nossas dicas:

Açores:

Praia da Caloura, São Miguel – No lado sul da ilha, junto ao porto de pesca artesanal da Caloura, surge uma zona balnear que adotou o seu nome e faz as delicias dos visitantes. Rodeada por uma paisagem deslumbrante, possui uma piscina natural de águas muito límpidas e o acesso ao mar é feito por umas escadas.

Praia de Porto Pim, Faial – É uma zona balnear de excelência e uma das mais frequentadas da ilha. Oferece uma vista lindíssima. São 350 metros de areal, com um mar azul à sua frente.

Zona Balnear dos Biscoitos, Terceira – Também conhecida como Praia da Vitória, é o resultado de erupções vulcânicas antigas. Estas piscinas estão situadas na costa nordeste da ilha e é um dos locais mais populares para os turistas. A lava solidificada dá origem a uma paisagem rochosa belíssima que faz contraste com o azul do Oceano Atlântico.

Praia de Santa Bárbara, São Miguel – É uma das mais extensas praias da região, com cerca de um quilómetro de comprimento. Dotada de excelentes infraestruturas e de areia preta, esta praia é muito procurada por banhistas que querem praticar desportos como o surf e bodyboard, devido às ondas fortes.

Ilhéu de Vila Franca, São Miguel – Trata-se de uma experiência inesquecível: tomar banho na cratera de um vulcão extinto e quase completamente submerso. No interior da cratera formou-se uma piscina natural, com águas transparentes e calmas, ideais para a prática de mergulho. É um local escolhido pelo Red Buill Cliff Diving para as provas de salto para a água.

Madeira:

Praia da Prainha, Caniçal – Fica localizada junto à Ponta de São Lourenço. Por ser pequenina recebeu o nome de Prainha, o que não corresponde ao tamanho da sua beleza. O areal é escuro, areia de origem vulcânica, e a natureza envolvente é preenchida por fosseis calcários em formas de rochas, as Dunas da Piedade, que também aconselhamos a explorar. É a maior praia de areia da ilha da Madeira.

Piscinas Naturais de Porto Moniz, Porto Moniz – É na costa mais a norte da ilha da Madeira que encontramos este complexo balnear de beleza impar, desenhado por rochas vulcânicas. É um dos cartões-de-visita do Arquipélago e atrai milhares de turistas durante o ano. É o sítio ideal para relaxar, nadar e apanhar sol com toda a família, já que há piscinas adaptadas a crianças e a deficientes.

Praia do Porto Santo, Ilha de Porto Santo – Basta dizer que é uma das 7 Maravilhas Praias de Portugal, tendo vencido na categoria Praias de Dunas. São quase nove quilómetros de areia fina, água límpida e temperaturas amenas, tanto da água como do mar. A ilha, apesar de receber muitos turistas no mês de agosto, ainda não sente a formatação causada pelo excesso de pessoas. Diz-se que as areias apresentam qualidades e atributos terapêuticos e medicinais para o tratamento de doenças do foro ortopédico e reumático.

Praia dos Anjos, Ponta do Sol – É a praia que liga a Ponta do Sol à Madalena do Mar. Em vez de areia fina tem calhaus arredondados, onde também é confortável estender a toalha. Esta praia é pequena mas é muito animada ao final da tarde, com os bares e bailes da zona.

Praia da Alagoa, Porto da Cruz – Praia muito popular entre surfistas, que se deliciam com as grandes ondas. É uma das poucas praias da Madeira com areia preta. Tem uma montanha como paisagem, o que torna a praia ainda mais única.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Excedeu o tempo limite. Por favor preencha o CAPTCHA de novo.