As Melhores Praias de Portugal – Algarve

Após uma interrupção de duas semanas, voltamos com as sugestões de praias, desta vez no Algarve. A zona algarvia oferece algumas das mais belas praias da Europa, que vão desde enseadas abrigadas por espetaculares falésias, a praias de areal extenso que podem ser apreciadas durante todo o ano.

Deixamos aqui algumas sugestões de locais que merecem uma visita:

Praia Dona Ana, Lagos

A cor azul-turquesa da água e os recantos naturais valeram-lhe a escolha da Condé Nast Traveler como uma das 50 mais bonitas do mundo, em 2013. É uma das praias mais fotografadas do Algarve.

Ponta da Piedade, Lagos

Foi referida pelo jornal americano Huffington Post, em 2014, como sendo, provavelmente, a praia mais bonita do mundo! O recorte da costa é, de facto, espectacular e a vista do topo da falésia, impressionante.

Praia da Cova Redonda, Lagoa

Esta praia é apreciada pela alta falésia e pelas formações rochosas com várias tonalidades de cor de laranja, tão características da costa algarvia.

Praia da Marinha, Lagoa

Recanto de natureza preservada, é uma praia muito cénica, enquadrada pela falésia esculpida pela erosão do vento e do mar. É considerada uma das cem melhores praias do mundo.

Praia do Carvoeiro, Lagoa

O charme desta praia de pescadores advém da sua pequena baía de águas transparentes. Há barcos que podem ser alugados para visitar as grutas e as praias isoladas que abundam nas suas imediações.

Praia da Albandeira, Lagoa

O acesso a esta praia é feito da mesma maneira que a praia da Marinha, a Albandeira é também pouco frequentada, é quase um segredo a espera de ser descoberto. Embora seja bastante isolada esta praia tem acesso a restaurantes, e um parque de estacionamento.

Praia do Camilo, Lagos

Rodeada de encostas de cores vivas, este areal inclui pequenos promontórios bastante interessantes. Muitos acreditam ser esta uma das mais apetecíveis praias do Algarve tal como a praia da Batata, Pinhão e Dona Ana.

Praia dos 3 Irmãos, Portimão

A praia dos 3 irmãos também é conhecida como praia do Alvor poente e praia da nascente. É bastante longa e excepcionalmente larga, dispõe de dunas que se mantêm nos seus lugares devido a vegetação circundante.

Praia do Monte Clérigo, Aljezur

Apesar da praia do Monte Clérigo ter um cenário repousante, as suas enseadas rasas e rochosas permitem a observação de várias espécies marinhas tal como polvo, caranguejo, ouriço ou robalo.

Praia da Ilha Deserta, Faro

Tal como o nome sugere (Ilha Deserta), apenas se pode visitar por barco, um serviço providenciado para os turistas e alguns hotéis da área.

Praia da Fuseta, Olhão

Aqui a Ria Formosa estreita-se, a viagem de barco serpenteia pelos mesmos canais ladeados por bancos de vaza e de sapal, é possível chegar ao areal deserto e intocado da Barra da Fuseta, bem como às suas inúmeras piscinas naturais arenosas, convidativas na baixa-mar.

Praia da Armona, Olhão

A  praia  situa-se  no  extremo  poente  da Ilha  da Armona, onde existe um parque  de campismo e é possível contar com eficientes apoios locais para realizar diversas actividades náuticas. Os bancos de areias junto da barra delimitam as piscinas naturais.

Praia do Barril, Tavira

Para  lá  chegar  basta  atravessar  uma  estreita  ponte  pedonal  que  se  eleva  sobre  um canal da ria e seguir depois a pé, ou nos pequenos comboios turísticos que circulam sobre carris, durante cerca de 1 km até ao areal. Pelo caminho vale a pena observar a diversa fauna dos  bancos  de  vaza,  especialmente  as  bocas  (caranguejo  típico destas zonas) que correm a esconder-se nos buracos de lodo à passagem dos veraneantes, e, mais perto da praia, a vegetação dos extensos campos dunares de onde se liberta um cheiro muito  característico  a  caril,  oriundo  duma  pequena  planta  chamada  perpétua-das-areias.

Praia de Cacela Velha, Vila Real de Santo António

A praia situa-se na Península de Cacela, que delimita a ria Formosa a nascente. É assim possível chegar  até  aqui  a  pé,  através  da  Manta Rota,  mas  o  acesso  preferencial  é  de  barco. Pode-se  contemplar  a  rica  flora  dunar  desta  barreira arenosa, apenas interrompida nos locais onde o mar teima em galgar a muralha natural, e as inúmeras aves que nas dunas procuram refúgio e alimento, como os borrelhos, os garajaus, as andorinhas do mar, as gaivinas ou as chilretas.

 

Como alternativa às praias de mar, deixamos um convite para visitar a Praia Fluvial do Prego Fundo, em Alcoutim. Situada na ribeira de Cadavais, já próximo da foz com o rio Guadiana e a 500 metros do centro da vila de Alcoutim, é uma praia de areia dourada bastante bem equipada com um vasto leque de infra-estruturas e serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Excedeu o tempo limite. Por favor preencha o CAPTCHA de novo.