Como ocupar os dias em casa protegendo-se a si e aos que o rodeiam

Muito obrigado por ter ficado em casa, protegendo-se a si e a todos os que o rodeiam. Agradecemos-lhe porque, na Allianz, preocupamo-nos com o bem-estar e a segurança das pessoas.

Sabemos que, com a pandemia do novo coronavírus, sair de casa só em último recurso. Haverá, portanto, muitas horas para passar dentro da habitação e tempo de sobra para ocupar o melhor possível.

Desde logo, é uma boa oportunidade para estreitar laços entre os membros da família – precisamente o que tantas vezes sentimos falta na vida desenfreada do dia a dia. E também pode falar com aqueles familiares e amigos a quem queria telefonar há muito, mas ainda não tinha tido tempo de o fazer.

Os mais novos vão querer estar ainda mais no telemóvel, computador ou consola de jogos. Tente estabelecer um limite de tempo que os seus filhos passam nas redes sociais e com videojogos. Alguns psicólogos recomendam 30 minutos a uma hora por dia.

Lembre-se que há muitas mais coisas para fazer, como puzzles, jogos de tabuleiro, damas, xadrez, dominó ou de cartas, que dão para toda a família.

Outras coisas que sempre desejou fazer mas não tinha tempo? Aproveite para brincar com os mais pequenos. Podem ser pequenos teatros e dramatizações em família, pintar e fazer desenhos, ajudar os miúdos a estudar on-line ou partilhar histórias e vivências.

Todos podemos ver televisão, filmes ou as séries que tanto nos cativam. E como agora há muitas mais pessoas em casa, surgiu a possibilidade de assistir a concertos online e em direto que alguns artistas estão a fazer. Não somos só nós a adaptarmo-nos aos novos tempos.

Mas não se esqueça dos bons livros e dos benefícios da leitura! Será que é agora que vai ler aquele clássico da literatura que sempre sentiu que era importante ler, mas nunca teve tempo? Vai ver que vale a pena!

Se tiver instrumentos musicais em casa, aproveite para exercitar os seus dotes de instrumentista.

São também bons dias para cozinhar em família. Não apenas doces, mas também alimentos com formas criativas. É engraçado e uma oportunidade para os mais novos aprenderem coisas sempre úteis.

Aumentar os nossos conhecimentos é sempre bom. E que tal aumentar a sua “bagagem” com algo novo? O universo digital permite um sem fim de possibilidades, como aprender uma língua estrangeira ou até mesmo código de programação!

Há opções mais práticas, como fazer pequenas bricolages em casa, arrumar a tralha, incluindo a da garagem (será agora que se vai livrar de coisas inúteis?) e até limpar o carro.

De volta a casa, é uma boa altura para organizar as pastas do seu computador ou para arrumar os armários.

Não se esqueça da importância de mente sã em corpo são e de que é necessário manter-se ativo. Pode dançar ou fazer exercícios. Existem vários vídeos no YouTube ou noutras redes sociais que o ajudam a exercitar-se, a si e a toda a família.

Para finalizar, recordamos que nestes dias todos procuramos mais informação, mas lembre-se que é nos momentos de crise que circulam mais informações falsas.

Neste contexto, recomendamos a escolha da informação veiculada por órgãos de comunicação social de referência e por meios oficiais e fidedignos, dos quais deixamos aqui alguns exemplos:

  • Direção-Geral da Saúde (DGS) – https://www.dgs.pt/
  • Serviço Nacional de Saúde (SNS) – https://www.sns.gov.pt/
  • European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC) – https://www.ecdc.europa.eu/en
  • World Health Organization (WHO) – https://www.who.int/
  • Mapa de acompanhamento COVID-19 em Portugal – https://www.esri-portugal.pt/pt-pt/landing-pages/covid19
  • Mapa de acompanhamento COVID-19 no Mundo – https://www.worldometers.info/coronavirus/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *