Como proteger as crianças do sol

Sol

O sol é cada vez mais intenso e com as altas temperaturas que se têm feito sentir não se podem negligenciar os cuidados com os mais pequenos.

Com as crianças todo o cuidado é pouco e todos os anos dezenas de crianças sofrem queimaduras solares. Sempre que for para a praia, ou as crianças forem brincar ao ar livre, aplique regularmente protetor solar, ao longo do período de exposição.

Principalmente na praia onde, mesmo nas horas mais recomendadas, as crianças estão mais expostas, mesmo se estiverem a brincar dentro de água. Os reflexos do sol na água potenciam a ação dos raios solares e acabam por provocar queimaduras sem darmos conta. Aplique protetor específico para as crianças, resistente à água e com um fator de proteção +50.

Deixamos-lhe aqui algumas regras de ouro que podem ajudar a proteger o seu filho.

– Nos primeiros 12 meses de vida, os bebés nunca devem ser expostos diretamente ao Sol, devendo permanecer sempre à sombra.

– A melhor proteção resulta da combinação do protetor solar com a roupa. O ideal é usar sempre um chapéu e uma t-shirt. Uma t-shirt de algodão branca assegura desde logo 90% da proteção contra a radiação ultravioleta.

– Aplique uma dose generosa de protetor solar com o factor de proteção 50, sem esquecer as zonas do nariz, orelhas, nuca, sobrancelhas, mãos e pés. Deve repetir a aplicação frequentemente, especialmente após o banho e utilização da toalha.

– Compre protetor com “resistência extra à água”. Significa que o produto, após quatro contactos com a água durante 20 minutos, ainda proporciona metade da capacidade de proteção inicial.

– Utilize sempre chapéu, quer vá para a piscina, para a praia ou dar um passeio no jardim.

– Nas crianças, a retina absorve cerca de 70% a mais de radiação ultravioleta. As crianças devem, por isso, usar mini-óculos com proteção UV.

– É importante não esquecer a protecção, mesmo em dias nublados. Uma vez que até 90% dos raios solares podem penetrar através das nuvens. Mesmo a relva do parque reflete 6% dos raios solares, por isso proteja sempre a pele do seu filho.

– Quando o calor é intenso, pode optar por colocar uma pequena piscina de chapinhar debaixo do chapéu-de-sol ou de algo que produza sombra.

– Contudo, apesar de todas as precauções, o bebé pode apanhar um escaldão. Neste caso, saia imediatamente do Sol. Por muito leve que seja, pode ser perigosa para a pele das crianças. Aplique uma loção calmante na pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *