Conheces o significado de todas as bandeiras nas praias?

A praia é o destino por excelência no verão. Deve-se ter todos os cuidados quando se visita uma praia não vigiada, principalmente porque o mar é muito traiçoeiro e não se conhecem os perigos à primeira vista. Quando uma praia é vigiada a nossa tarefa está facilitada até porque há bandeiras, com diferentes significados, que nos explicam as condições marítimas e a qualidade da praia.

É muito importante conhecer e respeitar os significados das bandeiras, assim como as indicações dos nadadores-salvadores. As cores das bandeiras podem mudar durante o dia, dependendo das condições marítimas: correntes fortes, meteorologia, contaminação das águas, animais perigosos e outros elementos que possam presumir algum risco para os banhistas.

Uma das bandeiras mais importantes que deves encontrar numa praia é a Bandeira Azul. Esta bandeira significa que a praia é de boa qualidade, é apta para tomar banho de sol e mar, cumpre requisitos de segurança, sensibilização ambiental e oferece infraestruturas para os utentes. Desde 1987 que a Fundação Europeia de Educação Alimentar distingue as melhores praias Europeias – em Portugal, este ano, são 320 as praias com Bandeira Azul.

Depois, deves ter em atenção mais três cores de bandeiras, para saber se é perigoso, ou não, ir ao banho:

  • Bandeira verde – é seguro nadar no mar, não tens que tomar precauções adicionais;
  • Bandeira amarela – proibido nadar, é perigoso tomar banho. Recomenda-se que a água não passe da zona da cintura;
  • Bandeira vermelha – proibido tomar banho, esta bandeira representa perigo. Os nadadores-salvadores podem impedir que se tome banho e podem chamar a Polícia Marítima para passar multas aos que não respeitam as indicações.

Em algumas praias podemos também ver outras bandeiras menos comuns:

  • Bandeira xadrez preta e branca – o nadador-salvador não se encontra, de momento, na praia. É preciso cuidado reforçado no mar;
  • Bandeira preta – praia fechada e/ou interdita devido ao estado do mar ou da areia;
  • Bandeira de medusas – trata-se de uma bandeira branca com medusas como ícone. É usada para referir a presença de cnidários (medusas, águas-vivas, alforrecas, etc.) em zonas balneares.

Respeita as zonas devidamente assinaladas para tomar banho e não vás para zonas reservadas a desportos náuticos nem estendas a toalha em zonas de falésia, com perigo de queda de pedras. É muito importante que conheças as normas de segurança na praia para prevenir qualquer tipo de acidente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Excedeu o tempo limite. Por favor preencha o CAPTCHA de novo.