Contagem decrescente para o fim das férias e o regresso da rotina

É nesta semana que começa o mês de Setembro! Mês de regresso ao trabalho, às aulas e às rotinas que preenchem o resto do ano. Se ainda estás a regressar das férias, viaja com cuidado, procura itinerários alternativos para fugir ao enorme volume de tráfico automóvel verificado nesta altura, cumpre as regras de trânsito e, acima de tudo, regressa a casa sem pressas.

O regresso a casa nem sempre é fácil e a síndrome pós-férias é algo real, que afeta em média 40% das pessoas. Tristeza e irritabilidade são alguns dos sintomas sentidos e são tanto maiores quanto mais longo for o período de férias.

Quem sofre mais com o regresso a casa são as mulheres e as crianças, submergidos a um número sem fim de tarefas domésticas e atividades escolares. Para que os primeiros dias de trabalho e de escola não sejam assim tão difíceis, recomendamos que sigas estes conselhos:

  • Não regresses de férias no dia anterior a recomeçares no trabalho. Tira mais um ou dois dias para que a mudança não seja tão drástica e ainda teres tempo de te habituar de novo aos horários de trabalho;
  • É importante manter uma atitude positiva e proactiva – Setembro é um mês de recomeços e é ótimo para iniciar novos projetos;
  • Há sempre aspetos positivos no regresso ao trabalho: rever os amigos, contar as experiências das férias e voltar ao ativo!
  • É importante transmitir segurança e bem-estar aos mais pequenos, já que eles também sofrem com o regresso às rotinas – fala-lhes sempre da importância de regressar à escola, novas aventuras, amigos e aprendizagens novas;
  • Antes de começar a escola é importante voltar com calma aos horários fixos de ir dormir, levantar e das refeições;
  • Aproveita os fins-de-semana para relembrar as férias e relaxar: em Portugal temos um longo verão e ainda faltam muitos dias até ser tempo de frio!

Voltar à rotina não é assim tão difícil como parece. Segue estes conselhos e bom regresso ao trabalho!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Excedeu o tempo limite. Por favor preencha o CAPTCHA de novo.