Como cuidar do jardim

Hoje em dia, qualquer pessoa pode ter um jardim, ainda que pequeno. Mesmo que viva num apartamento, basta ter uma varanda para poder ter plantas e flores. Basta ter força de vontade e paciência.

Cuidar do jardim parece simples, mas como todas as coisas também tem seus segredos. Para te ajudar a cuidar das tuas plantas, seja no quintal de casa ou na varanda do apartamento, é importante estar a par de algumas dicas práticas e úteis.

Antes de começar, é importante ter todas as ferramentas necessárias para mexer no jardim: luvas de jardinagem, tesoura de poda, pá, faca afiada e regador são itens simples e indispensáveis para quem pretende cultivar alguma coisa, seja em vasos ou no quintal. Depois de reunir as ferramentas necessárias, avalia e faz um levantamento das características do lugar onde irás plantar. Condições do solo, ventilação e horas de sol/sombra são importantes para saber quais plantas são mais indicadas para o teu espaço.

Pesquisa em sites especializados ou pede ajuda ao Google ou até mesmo a algum jardineiro para te ajudar a esclarecer estas dúvidas. Depois disso, faz uma lista com as plantas compatíveis com as condições do teu jardim/varanda e analisa qual delas pretendes ter em casa.

Agora é hora de colocar a mão na massa — ou melhor, na terra. Para plantar abra um buraco no dobro do tamanho da raiz da planta e, enquanto isso, deixa-a dentro de uma bacia com água. Depois de cavar, encha o buraco com composto orgânico, fertilizante e terra e posiciona a planta dentro dele, cobrindo toda a raiz até o começo do caule. Depois basta apertar a terra em volta e regar a planta.

Para plantio em vaso, o processo é semelhante. Coloca argila expandida ou brita no fundo do vaso para a drenagem, acrescenta uma manta de poliéster e em seguida a terra com o composto. Depois basta colocar a muda dentro do vaso e ajeitar a terra em volta.

A partir do momento em que as planats estão na terra ou nos vasos, é importante a manutenção. É necessário podar com alguma frequência, para que as plantas cresçam. O ideal é fazer desbastes no talo, tirar o excesso, em vez de cortar as folhas.

Também é necessário readubar as plantas, principalmente as que foram colocadas em vasos, para que a terra não fique pobre e prejudique o crescimento delas. É muito importante a hora de regar, ter atenção ao excesso de água, que é muito prejudicial e apodrece a raiz. Uma dica importante: rega as plantas de manhã muito cedo ou à noite. Nunca com o sol muito forte, porque a água seca rapidamente e não é absorvida pela terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Excedeu o tempo limite. Por favor preencha o CAPTCHA de novo.