Por que deves apostar na Medicina Preventiva?

A medicina preventiva possui uma importante relação com a qualidade de vida. É exercida por médicos, geralmente, clínicos gerais que apostam na prevenção das doenças e na promoção da saúde – informam as pessoas sobre a importância de uma correta alimentação, da higiene pessoal, da prática de exercício físico, da prevenção de comportamentos de risco, entre outros.

Para o efeito é necessário que as pessoas se consciencializem da importância da visita regular ao médico, ainda que se sintam saudáveis. É importante a realização de rastreios, tendo em vista a deteção precoce e prevenção de doenças ou lesões, de modo a levar os indivíduos a viver mais saudáveis. O médico nas consultas de rotina pode detetar alguns sinais suspeitos ou sintomas característicos de uma doença e desencadear uma investigação mais aprofundada.

São vários os objetivos e as vantagens que estão na base da realização de rastreios, a saber:

  • Detetar um fator de risco, pode permitir corrigi-lo para evitar o aparecimento da doença;
  • Identificar uma lesão que pode degenerar numa doença;
  • Tratar numa fase precoce uma doença;
  • Tratar uma doença antes que esta deixe sequelas.

Se consideramos que os estilos de vida modernos acarretam um vasto conjunto de problemas para a saúde das pessoas, como é exemplo o trabalho excessivo, o stress, o sedentarismo, uma incorreta alimentação, ou seja, um conjunto de fatores que resultam, muitas vezes, em doenças, facilmente antevemos a importância da medicina preventiva.

Neste sentido, as vantagens da prática da medicina preventiva são óbvias, uma vez que permitem melhorar as condições de saúde das pessoas, diminuir os custos com medicamentos e tratamentos, aumentar a produtividade, reduzir o absentismo, entre outras.

A Allianz tem para ti as melhores soluções de saúde com uma vasta rede de especialistas e serviços exclusivos que podem ser usados a qualquer momento, para que a tua saúde esteja sempre em primeiro lugar!

Fonte: Saúde e Bem-Estar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Excedeu o tempo limite. Por favor preencha o CAPTCHA de novo.