Dia 11 de novembro é dia de São Martinho

No dia 11 de novembro celebra-se o São Martinho. Este dia é festejado um pouco por toda a Europa, mas as celebrações variam de país para país. Em Portugal é tradição fazer-se um grande magusto, beber-se água-pé e jeropiga. Esta é também uma altura em que se prova o novo vinho. Como diz o ditado popular, “no dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”. Esta tradição celebra-se após as vindimas que ocorrem em setembro e outubro, quando o vinho entretanto já está pronto para se provar.

De acordo com alguns investigadores, a realização dos magustos remonta a uma antiga tradição de comemoração do Dia de Todos os Santos, onde se acendiam fogueiras e se assavam castanhas. Em outros países, como na Alemanha, acendem-se fogueiras e fazem-se procissões, e em Espanha matam-se porcos, tradição que deu origem ao ditado popular “a cada cerdo le llega su San Martín” (“cada porco tem o seu São Martinho”). Também no Reino Unido existe a expressão “verão de São Martinho” que, apesar de já raramente utilizada, está também ligada com a crença de que o tempo melhora nos dias que antecedem este dia.

Diz-se também que a origem do magusto está relacionada com as oferendas que se faziam aos familiares que já tinham morrido. Então, à meia-noite, preparava-se uma mesa com castanhas para os mortos virem comer.

Mas afinal quem foi São Martinho? Porque é que comemos castanhas assadas? Porque é que celebramos o dia 11 de novembro?

A lenda remonta há centenas de anos atrás, quando Martinho, num dia frio e chuvoso, cavalgava pelos campos. Ao encontrar um mendigo que tremia de frio, pegou na sua espada e cortou a sua capa ao meio, oferecendo metade ao mendigo. Continuando o seu caminho, Martinho encontrou outro mendigo e fez uma outra metade do resto de capa que tinha. Subitamente, as nuvens desapareceram, e o sol espreitou, alegre e alto, aquecendo a terra.

É na data do seu enterro, três dias depois de ter morrido em Candes, que se comemora o dia que lhe é dedicado. Acredita-se que, na véspera e no dia das comemorações, o tempo melhora e o sol aparece. O acontecimento é conhecido pelo “verão de São Martinho” e é muitas vezes associado à conhecida lenda de São Martinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Excedeu o tempo limite. Por favor preencha o CAPTCHA de novo.