Dia do trabalhador

trabalhador

O dia do trabalhador celebra-se dia 1 de Maio em alguns países do mundo e, no nosso país, é feriado. Sabes quais as profissões que desapareceram com o passar dos anos e com a evolução para a sociedade moderna? Com a evolução da tecnologia e a cada vez maior exigência de domínios técnicos algumas profissões mais antigas acabaram por se extinguir. Descobre 4 delas:

Antes da descoberta das técnicas de conservação e armazenamento, o leite fresco era distribuído diariamente, em garrafas de vidro, e deixado as portas das casas das pessoas por rapazes que faziam disto a sua profissão. Antes da implementação da luz elétrica, os candeeiros nas ruas eram escassos e exclusivos de algumas das maiores cidades. Nessa altura havia uma pessoa responsável por acender os candeeiros quando caia a noite e apagá-los na madrugada. Tudo isto era feito com recurso a uma vara.

Gostas de bowling? Este desporto já exista há várias décadas, mas no inicia as lojas contratavam trabalhadores para arrumar os pinos enquanto as pessoas estavam a jogar. Nesta altura não havia ainda os sistemas elétricos a que estamos habituados atualmente. Até à década de 80 chamadas telefónicas eram feitas por telefonistas nas centrais. As pessoas ligavam para elas que, posteriormente, encaminhavam a chamada para o número pedido.

Já tinhas imaginado algumas destas profissões? A de telefonista e distribuidor de leite são muito comuns em filmes, as outras duas vão fazer-te brilhar quando nesse dia as contares aos teus colegas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *