Dia internacional do Surf

Surf

O dia internacional do surf comemora-se todos os anos, por volta da altura do solstício de Verão. Neste dia, há não só a intenção de assinalar a cultura de vida do surf, como também de chamar a atenção para a proteção da praias e dos oceanos. Hoje deixamos-te algumas curiosidades sobre este desporto.

Um dos primeiros registos da modalidade data da chegada do navegador inglês James Cook ao Havai. Este relatou ter visto pessoas a fazer algo bastante relaxante, em cima de uma prancha de madeira e dentro de água.

O reconhecimento mundial deste desporto veio no início do século XX, com o havaiano Duke Paoa Kahanamoku, considerado o pai do surf moderno.

Na Polinésia, o surf era considerado um desporto nobre, apenas a família real podia pôr-se em pé em cima da prancha, todos os outros deviam manter-se deitados.

Isabel Letham foi a primeira mulher surfista.

Em 2005 foi batido o record do Guiness para a maior pista de surf, com um total de 43 pessoas a surfar nela ao mesmo tempo.

Kelly Slater foi o surfista que mais dinheiro ganhou em competições de surf, excluindo publicidade e patrocínios, graças a 11 títulos mundiais conquistados.

Embora sem certezas, há quem afirme que a palavra surf se assemelha ao barulho feito pelo rebentamento das ondas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *