Dia Mundial da Poupança – Mais vale prevenir

O Dia Mundial da Poupança celebra-se anualmente a 31 de outubro e a ideia de criar uma data especial surgiu há mais de 90 anos, em 1924, durante o primeiro Congresso Internacional de Economia, em Milão.

A criação de poupança sempre foi uma preocupação das famílias, ora por necessidade ora por prevenção. Atualmente, o tema da poupança surge-nos diariamente através de todos os meios a que temos acesso, desde a televisão, às redes sociais, passando pela rádio ou pelos jornais.

Mas para que serve um orçamento familiar? Porque é que a educação financeira tem de começar desde cedo? Quais os segredos para uma boa poupança?

Poupar ajuda a evitar endividamentos cumulativos. Ao eliminar todos os gastos desnecessários, terás a oportunidade de colocar algum dinheiro de parte. Ao fim de algum tempo, esse dinheiro poderá revelar-se o suficiente para garantir uma boa estabilidade financeira e assim evitar a incapacidade de lidar com imprevistos. Pensar no futuro é importante, e é por essa razão que a poupança poderá funcionar como uma importante garantia de que, se algo de inesperado acontecer, haverá capital suficiente para combater a situação.

Uma boa forma de poupar é determinar de uma forma estratégica quanto dinheiro poderá ser poupado por mês, e arranjar forma de atingir esse valor através da eliminação de gastos que se possam revelar totalmente desnecessário. Cria um orçamento referente àquilo que poderás gastar e àquilo que poderás poupar mensalmente, e a partir daí limita-te a seguir à risca o teu plano de gestão financeira. Ao fazer isto, verás que conseguirás melhorar em muito a tua qualidade de vida.

Por outro lado, existem inúmeras soluções financeiras no mercado, com mais ou menos risco, que te irão ajudar a fazer crescer a tua poupança. Podes ver as soluções de poupança Allianz AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *