Dia Mundial do dador de sangue

sangue

Hoje celebra-se o dia mundial do dador de sangue e a Allianz deixa-te algumas informações que podem ser úteis para quem se quer tornar dador e não sabe como.

O dia mundial do dador de sangue é celebrado anualmente a 14 de junho e tem como objetivo a consciencialização para este gesto tão fácil, que salva e melhora a qualidade de vida de muitos doentes e, ao mesmo tempo, reconhecer e agradecer àqueles que já o fazem.

Em 2016 o tema do ano é “O sangue é o nosso elo comum”, com o lema “Dê sangue, partilhe vida”.

Dados da Organização Mundial de Saúde afirmam que 92 milhões de pessoas dão sangue anualmente, sendo que 45% destes dadores têm menos de 25 anos e 40% são mulheres. Se te quiseres juntar a estes números descobre como o podes fazer:

Tens que ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e hábitos de vida saudáveis. Se cumpres estes critérios então basta dirigires-te a um centro regional de sangue do Instituto Português do Sangue em Lisboa, Porto ou Coimbra; a um centro de colheita de sangue móvel, ou a serviços hospitalares que façam colheita.

Depois da recolha feita é aconselhado que se bebam líquidos em abundancia, que não se conduza nem se faça atividades potencialmente perigosas nos 30 minutos seguintes, que não se fume durante duas horas e que não se beba álcool durante 12 horas.

Torna-te dador de sangue e ajuda quem mais precisa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *