O dia de Portugal e as Festas de Lisboa

Festas

Para os Lisboetas este pode muito bem ser o fim-de-semana mais esperado do ano. No dia 10 de junho foi feriado – dia de Portugal e segunda-feira é feriado na cidade de Lisboa – dia de Santo António. Na prática, isto significa um fim-de-semana de 4 dias para os Lisboetas ou quem trabalha em Lisboa.

Sexta-feira, dia 10 de Junho celebrou-se no nosso pais o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Neste dia o Presidente da República e altas individualidades do Estado participaram em cerimónias de comemorações.

Segunda-feira, dia 13, celebra-se o dia de Santo António, padroeiro da cidade de Lisboa e conhecido como o santo casamenteiro. É a Santo António que os jovens devem pedir ajuda para arranjar um namorado(a) ou para casar. Santo António é também conhecido como o Santo dos pobres e o Santo das coisas e das causas perdidas

Manda a tradição que se festeje nas ruas, com o espetáculo das marchas populares, onde os bairros típicos de Lisboa lutam pelo lugar de melhor marcha da cidade. Todos os bairros se enchem de cor e manjericos nas janelas, de música popular de cheiro a sardinhas e caldo verde. Dia 12, são os Casamentos de Santo António.

 

Temas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *