Dicas para poupar nos dados móveis

Os smartphones são cada vez mais utilizados em todo o mundo, já é rara a pessoa que tem um telefone sem aplicações ou sem acesso à internet. Através destes equipamentos, que andam sempre nos bolsos ou carteiras, podemos aceder à Internet em qualquer ponto do país; ir às redes sociais, ver vídeos ou conversar com amigos através de aplicações de conversação! Quem é utilizador destes dispositivos e costuma aceder à Internet com frequência, está familiarizado com as mensagens de aviso sobre o término do plafond de dados móveis. Isto acontece porque a maior parte dos pacotes comercializados oferecem dados limitados que, ao serem utilizados em demasia a Internet, acabam rapidamente. Lê estas dicas para que os teus dados não se esgotem com tanta facilidade!

Não uses dados móveis para ver vídeos ou ouvir música – Queres assistir um vídeo no Youtube ou ouvir música no Spotify? Espera até chegar a um lugar onde tenha acesso à Internet através do Wi-Fi, pois o carregamento de um vídeo ou áudio absorve muitos dados móveis!

Faz a atualização dos mapas offline – Vais fazer uma viagem sem conhecer bem os caminhos? Cada vez que abres uma aplicação de GPS estas a usar dados móveis. Se queres poupar os dados móveis faz a pesquisa do percurso quando estiveres conectado a uma rede Wi-Fi e descarrega o mapa. O Google Maps já te permite fazer pesquisas em modo offline.

Atualizações e downloads pelo Wi-Fi – Mais uma vez, as ligações Wi-Fi são as tuas maiores aliadas para poupares no tarifário de telemóvel. Assim, sempre que quiseres fazer o download de uma aplicação ou atualizar o sistema operativo, verifica que estás ligado a uma rede Wi-Fi. Além de ser mais rápido, estas a poupar nos dados móveis.

Opte pelas mensagens instantâneas – Sempre que estiveres na rua, e não estiveres ligado a uma rede Wi-Fi, opta por enviar uma mensagem instantânea, em vez de fazer uma ligação de voz ou vídeo, gasta muito menos dados móveis.

Limita o upload de fotografias – Não são só os downloads que consomem dados móveis! Hoje em dia, com a qualidade que os smartphones têm, é possível capturar momentos inesquecíveis e publicá-los imediatamente nas redes sociais. Fazer esse upload consome muitos dados, nomeadamente, se a fotografia for muito pesada. Atualiza as tuas redes sociais com novas fotografias apenas quando estiveres ligado por Wi-Fi.

Bloqueia os anúncios – Os anúncios e pop-ups que aparecem quando estás a navegar na Internet ou nas aplicações consomem bastantes dados – além de atrapalharem, muitas vezes, a navegação. Para contrariar esta tendência, existem algumas aplicações, para os vários sistemas operativos, que bloqueiam estes anúncios.

Conhece o seu dispositivo – Deves barrar o acesso de determinadas aplicações através dos dados móveis através das definições do telefone. Em situações que não queres mesmo ter acesso à Internet, opta por desligar os dados móveis. Assim, garantes que nenhuma aplicação irá ser atualizada ou gastar Internet sem o teu conhecimento.

Controle os gastos – As operadoras de telecomunicações disponibilizam alguns meios para que os clientes conheçam e controlem melhor os seus consumos de dados móveis. Quer seja por download de aplicação, ao aceder ao ‘site’ ou através de informação por SMS, o importante como estão os consumos de dados móveis durante o mês.

 

Fonte: Saldo Positivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *