Frederico Morais acelera caminhada para os troféus da temporada

Frederico Morais

A Praia Grande recebeu o Allianz Sintra Pro com um sábado de muito sol e ondulação um pouco menor mas mais perfeita do que na véspera. A prova foi retomada com a ronda de 32 da categoria Open, mas só na fase seguinte (“quartos de quatro” ou ronda de dezasseis) a ação aqueceu, verificando-se inclusivamente a queda de um dos principais favoritos à conquista da Liga Moche e do troféu Allianz Triple Crown.

Se na ronda de 32 os tops confirmaram o favoritismo, nos “quartos de quatro” houve duelos bastante intensos, com destaque para dois heats. Um deles juntou Nic Von Rupp e Pedro Henrique a Jácome Correia e Frederico Morais. ‘Kikas’ mostrou por que é o mais forte candidato ao título nacional 2015, vencendo e voltando a chamar a si o melhor score da jornada (17,35 pontos), sendo acompanhado por Nicolau na passagem aos quartos-de-final man-on-man. Já a última bateria da ronda colocou em confronto Tomás Fernandes, Vasco Ribeiro, Miguel Mouzinho e Tiago Pires. ‘Saca’ ficou em 3° lugar (Vasco venceu e Tomás passou na 2ª posição) e foi eliminado da prova, hipotecando em larga escala as possibilidades de se tornar campeão nacional e de conquistar o troféu Allianz Triple Crown.

Frederico Morais (que lidera o ranking e foi campeão nacional em 2013) está, assim, cada vez mais perto de garantir o seu segundo título já na Praia Grande. Basta-lhe para isso apurar-se para a final do Allianz Sintra Pro. E até pode antecipar a coroação, no caso de passar às meias-finais e beneficiar duma hipotética derrota de Vasco Ribeiro, campeão nacional em título e atual 3° classificado da Liga Moche, na próxima ronda. Esta foi uma jornada competitiva curta mas com peso significativo para as decisões que estão cada vez mais ao virar das quilhas.

O dia encerrou com a palestra Safe Surf, realizada na tenda da Allianz. Numa descontraída conversa com o ator Pedro Lima, o tetracampeão nacional Ruben Gonzalez fez valer toda a sua experiência. O surfista local do Guincho começou por partilhar ensinamentos colhidos ao longo da sua carreira profissional, bem como aspetos relevantes da paixão desenvolvida pelas ondas grandes. Antes de terminar falou um pouco sobre as condições e precauções específicas a ter na Praia Grande, onde também treina assiduamente, e das suas ondas preferidas em Portugal e no estrangeiro.

Amanhã realizam-se as meias-finais e finais das categorias Open e feminina, com a chamada marcada para as 9 horas. O último dia do Allianz Sintra Pro vai decidir o vencedor do Allianz Triple Crown e poderá ainda coroar o campeão da Liga Moche 2015. Duas excelentes razões para passar pela Praia Grande, onde é possível assistir ao melhor surf nacional e desfrutar o calor do verão. Também será possível acompanhar tudo pela transmissão do Meo Kanal 202020, pela página de Facebook Moments by Allianz e pelo Twitter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Excedeu o tempo limite. Por favor preencha o CAPTCHA de novo.