Em que é que a geração Millennial deixou de gastar dinheiro?

geração

Os Millennials são uma geração de “nativos digitais”, nascidos entre os anos 80 e até ao final dos anos 90 e é a maior geração de sempre. Destacam-se por preferirem produtos personalizados e serviços à medida, e isso faz com que o mercado se tenha de adaptar a esta geração, que tem outro tipo de consumo: são mais racionais, são ecoresponsáveis e são menos fiéis às marcas. Por preferirem experiências às posses e ao consumismo, há certo tipo de produtos e serviços que a Geração Y (ou Millennials) deixou de comprar:

Televisão

Por preferirem a portabilidade e os serviços à medida, a televisão passou a ser um produto cada vez menos usado. Smartphones, computadores portáteis e tablets vieram para ficar e oferecem serviços que os utilizadores podem definir conforme os seus gostos – YouTube e Netflix são das aplicações mais utilizadas por esta geração.

Investimentos

Um quarto dos Millennials admite, segundo um estudo britânico, não realizar qualquer tipo de poupança e gastar mais do que ganha. Os baixos níveis de empregabilidade e menores rendimentos deixaram os jovens com menos dinheiro do que as gerações anteriores, o que faz com que não haja poupanças nem investimentos.

Carros

Os Millennials estão relutantes em comprar alguns itens tal como carros e bens de luxo. Em vez disso, estão a aderir a uma série de novos serviços que dão acesso a produtos sem ter de os comprar – chama-se a isso a economia da partilha. A percentagem de jovens que estão a preferir alugar em vez de comprar carro subiu 8% em 8 anos.

Casas

Tal como acontece com os carros, há cada vez menos Millennials que investem na compra de imóveis. Preferem arrendar em vez de comprar, já que este tipo de compra envolve um compromisso a longo prazo e implica que os jovens se fixem num só lugar. Como consequência, a Geração Y deve gastar mais 51 mil euros que a geração dos seus pais.

Casamentos

De acordo com o Eurostat, 72% dos jovens portugueses entre os 20 e os 29 anos ainda vive com os pais, muito acima da média europeia de 56%. Os baixos ordenados e a precariedade laboral faz com que o casamento seja cada vez mais tardio ou não seja um objetivo. O casamento perdeu algum do impacto social que tinha nas gerações anteriores e os jovens desta geração estão a preferir apenas juntar-se ao seu parceiro.

Crianças

Os Millennials desejam ter filhos mas sentem que não têm condições sociais, financeiras nem tempo para oferecer a uma futura criança. Para além disso há cada vez mais mulheres a colocar na frente das suas prioridades a carreira, o que faz com que a constituição de uma família seja algo deixado para cada vez mais tarde, o que afeta também a fertilidade e optam por ter um filho único.

Tabaco

Trata-se da geração mais informada sobre os malefícios do tabaco e, por isso, a que menos fuma. Cerca de 40% dos Millennials substituiu os cigarros tradicionais pelos cigarros eletrónicos.

Bebidas alcoólicas

Esta geração tem vindo a consumir cada vez menos bebidas alcoólicas e a razão é manter um estilo de vida saudável. Tal como acontece com o tabaco, os Millennials também estão extremamente bem informados quanto ao maleficio do álcool e são uma geração com hábitos cada vez mais saudáveis. Como se trata de algo extra-orçamento, preferem gastar esse dinheiro em algo mais útil.

Seguros de saúde

Enquanto 69% da geração dos seus pais achava que os cuidados preventivos eram uma das medidas mais importantes para se manterem saudáveis, só 39% da Geração Y acha o mesmo. Outra questão que afasta os Millennials da compra de seguros é a falta de imediatismo na compra – esta geração gosta de comprar tudo com apenas dois cliques, algo que ainda é difícil de encontrar na área seguradora.

Bens de luxo

Os Millennials preferem experiências a objetos e produtos – preferem gastar dinheiro em viagens (ficando em Airbnb’s e hostels não luxuosos) do que comprar uma carteira de marca, por exemplo. No entanto, este tipo de bens continuam a ser comprados por esta geração, mas os jovens pesquisam a melhor promoção e desconto antes de fazer qualquer tipo de compra, principalmente na internet.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *