Já começaste a preparar as tuas férias na neve?

As férias do Carnaval já passaram mas ainda podes preparar uma ida à neve nas férias da Páscoa. Não há nada melhor para quebrar a rotina, aliviar o stress e fugir às tradicionais férias de sol e praia do que partir em viagem para uma estância de esqui. Há cada vez mais portugueses a aderir a estas férias de inverno, contudo há alguns riscos e ações a ter em conta antes de partir à aventura.

Altitude: para haver neve é preciso haver bastante altitude. Com isto, há menos oxigénio, baixa pressão atmosférica e temperaturas negativas. Podem existir problemas respiratórios e cardiovasculares já que o frio aumenta a resistência vascular periférica, exigindo mais trabalho ao coração. É mais difícil respirar nestas condições, principalmente a praticar desportos de neve. Caso tenhas algum problema do foro cardíaco ou pulmonar, recomendamos alguma precaução antes de partires para uma viagem deste tipo.

Condição física: para além dos problemas respiratórios e cardíacos causados pelas condições exteriores, o maior risco dos desportos de neve são os traumatismos. Avalia a tua condição física antes de ires de férias – caso tenhas alguma dor, calcula o risco antes de praticares esqui ou snowboard. O esqui é um desporto propenso a causar lesões de alguma gravidade no joelho, já que é o órgão de choque (saltos, rotações e força).

Hidratação: não é por estares num ambiente gelado que não deves hidratar o teu corpo. A desidratação é um risco em altitude, principalmente combinado com os esforços físicos, já que as pessoas têm tendência a esquecer a hidratação. Prefere a água e bebidas quentes às bebidas alcoólicas.

Saúde: nos primeiros dois dias, tem cuidado ao praticar exercício físico exagerado – ainda te estás a habituar às condições de altitude e frio. Não dispenses por nada o uso de protetor solar e de óculos de sol, mesmo quando achas que não vai fazer sol – o gelo e a neve refletem em 80% os raios solares (a areia da praia reflete apenas 15%!) e corres grandes riscos de apanhares uma grave queimadura solar.

Seguro de acidentes pessoais para viagens: é especialmente importante caso vás para uma estância de neve no estrangeiro. Um seguro deste tipo cobre hospitalizações, tratamentos e até transporte para Portugal em caso de acidente. Na Allianz Portugal existem seguros com excelentes condições para uma viagem à neve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *