Melhora o teu Networking!

Melhora o teu Networking

Temos algumas dicas para te ajudar a trabalhar com a tua rede de contactos.

Procurar oportunidades de trabalho em tempos de crise pode não ser uma tarefa fácil, mas há certos fatores que poderão facilitar. Uma das formas de o conseguir é através de um bom Networking, a tua rede de contactos.

Sabe como construir e utilizar um bom networking:

Reúne todos os teus contatos e faz uma lista com todas as pessoas que pertencem à tua rede de contatos. Por exemplo, colegas de trabalho, colegas da escola, vizinhos, contatos do dia-a-dia, clientes, amigos e família. De seguida contacta-os via correio eletrónico ou presencialmente. É muito importante que os mantenhas informados acerca do teu trabalho, daquilo que andas a fazer e vás mantendo-te informado sobre eles, sobre o que fazem e sobre os seus interesses. Vai haver alturas em que irás precisar de soluções e poderás encontrá-las através dessas pessoas.

Contacta as pessoas individualmente. Sempre que puderes, encontra-te pessoalmente com essas pessoas, pois irás desta forma construir uma relação mais forte e conhecer melhor as pessoas da tua rede de contactos, principalmente aquelas que estejam em áreas que se relacionem com a tua.

Sê explícito no que pretendes. Quando precisares de alguma ideia, opinião ou relação profissional, terás de ir diretamente ao assunto, de forma profissional e explicando os benefícios para o teu contacto, indicando de seguida aquilo que pretendes dele. Sê honesto, sincero e humilde. Não sejas exageradamente cordial, deixa a conversa fluir para que o teu contacto se sinta descontraído, mas sê sério e convicto naquilo que pretendes.

Não penses só em vender. Apesar do último tópico dizermos para seres claro naquilo que pretendes, não penses só em vender. Cria uma relação com o teu contacto, fala um pouco sobre a tua vida pessoal e partilha alguma experiência que possa ser interessante e divertida.

Evita contactos demasiado longos. Evita roubar demasiado tempo ao teu contacto, em todo o tipo de comunicação que possas ter com essa pessoa, ou seja, quer via email, telemóvel ou presencial. Se lhe pedires 20 minutos, não excedas muito esse tempo, apenas se o objetivo for fechar negócio e este estiver bem encaminhado.

Tenta ser uma referência. Tenta fazer um bom trabalho, dessa forma o teu esforço vai acabar por ser recompensado e futuramente, em vez de estares a procurar contactos, vão ser as outras pessoas a procurar-te.

Temas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *