Não andas a conseguir dormir com o calor? Temos 10 truques para ti!

O calor é um enorme incómodo no verão e, se não tens ar condicionado no quarto, pode ser verdadeiramente um pesadelo para as tuas noites. Para teres um sono tranquilo, o teu quarto deve estar com uma temperatura amena, entre os 18 e os 20 graus. Se as ventoinhas e dormir de janela aberta já não são soluções para ti, vê estes truques que te podem ajudar a adormeceres mais fresco:

  • Põe gelo em frente a uma ventoinha – pode parecer uma técnica rudimentar, mas resulta. Como a ventoinha faz apenas o ar circular, se esse ar for muito quente não te consegue refrescar o quarto. Um saco de gelo não vai aguentar a noite toda mas pelo menos consegue refrescar-te até adormeceres.
  • Janelas fechadas durante o dia – o truque para manter uma casa fresca durante as horas de maior calor é ter as janelas fechadas e as persianas corridas. Se tiveres marquises, fecha as portas que dão acesso às divisões da casa. À noite podes por uma ventoinha virada para a janela: assim expulsas o ar quente de casa e espalhas o ar frio.
  • Dá preferência a refeições leves e frias ao jantar: deixa as comidas de forno ou de estar muito tempo ao lume para o inverno. Para além de aqueceres a casa com estes equipamentos ligados, comidas muito pesadas dificultam a digestão, o que faz com que o corpo aqueça muito mais. Saladas e sopas frias podem ser as tuas melhores aliadas.
  • Escolhe lençóis de bons materiais: se usas lençóis ou um edredão de um material não natural, esse pode ser o motivo de teres muito calor de noite. Os tecidos de materiais naturais, como o algodão ou o linho, são mais transpiráveis e mais frescos.
  • Bebe água: é tão básico como parece – a água ajuda a regular a temperatura corporal. Se beberes água antes de te deitares, a libertação do calor vai ser mais facilitada.
  • Dorme com os pés de fora: já muita gente utiliza este truque, já que os pés têm bastantes terminações nervosas. Dormir com os pés de fora dos lençóis ajuda-te a ficar mais fresco.
  • Toma um duche morno – não tomes banho de água fria! A água fria vai fazer com que o teu corpo gaste mais energia para produzir calor, o chamado choque térmico. A água morna é a melhor opção.
  • Computador fora do quarto: como qualquer equipamento eletrónico, o computador também aquece, principalmente se o deixas em suspensão. Não o utilizes em cima da cama onde vais dormir e deixa-o noutra divisão da casa.
  • Dorme sem roupa: vais-te sentir mais fresco e leve. Se não conseguires dormir nu, usa sempre tecidos naturais e roupa larga, vários tamanhos acima do teu.
  • Dorme sozinho: dormir acompanhado faz com que a cama aqueça mais depressa devido às temperaturas corporais. Opta por dormir sozinho ou mantém uma certa distância para a pessoa com quem partilhas a cama.

Fonte: El País

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *