O melhor de dois mundos num Capítulo Perfeito

allianz-capitulo-perfeito

Evento Allianz reúne surfistas nacionais e estrangeiros em competição especial de tubos na praia de Carcavelos.

Todos os surfistas sonham com ondas perfeitas. Dependendo das preferências individuais, nível técnico e ousadia, elas podem ser esquerdas ou direitas, pequenas ou grandes, mais rápidas ou compridas, partir em fundo rochoso ou de areia… Se existe característica consensual, sem margem para discussões, é que a forma da perfeição é redonda, tubular. Nisto até amadores e profissionais estão em sintonia.

E o campeonato ideal deve juntar o melhor do free surf (condições perfeitas, liberdade para arriscar) e da competição, com atletas de alto nível que puxem os limites para gáudio da assistência. Ou seja, estamos perante o melhor de dois mundos quando a surfistas de topo em ondas de gala retiramos os espartilhos dos moldes competitivos tradicionais.

Os parágrafos anteriores poderiam ser resumidos assim: Allianz Capítulo Perfeito. A janela de espera para o evento está aberta desde quinta-feira e estende-se até 15 de Março, pelo que a expectativa não vai parar de crescer nos próximos tempos. Quando o Surfline (site responsável pelas previsões meteorológicas e de ondulação) encontrar o dia certo, os atletas eleitos vão dar tudo pela manobra rainha do surf. O melhor tube rider vai ser coroado em Carcavelos pelo segundo ano consecutivo, após as duas primeiras edições terem sido realizadas em Supertubos. Não por acaso, estamos perante beach breaks – ondas que partem sobre fundo de areia – de classe mundial e duas das mais icónicas arenas do surf nacional.

allianz-capitulo_perfeito

Como grande novidade para 2015 temos a inédita categoria reservada a surfistas estrangeiros, que se juntam a competidores, free surfers, soul surfers (também escolhidos por votação online) e wildcards (convidados pela organização) para aguçar ainda mais o nível do espetáculo.

Estamos, sem dúvida, perante um luxuoso elenco, começando logo pelos vencedores das edições anteriores: Tiago Pires (conquistou o primeiro troféu) e Nicolau von Rupp, que bisou em 2013 e 2014. Se pensarmos que “Saca” é “apenas” o melhor surfista nacional de sempre e que Nic é atualmente o surfista português com maior exposição internacional, muito graças às incríveis sessões de free surf que tem protagonizado dentro e fora das nossas fronteiras, é fácil perceber como a fasquia está elevada. Mas os destaques não ficam por aqui, já que entre os 16 finalistas temos, por exemplo, vários campeões nacionais (como Frederico Morais, João Guedes ou Ruben Gonzalez), o atual campeão mundial júnior Vasco Ribeiro e, ainda, ex-membros do World Tour da ASP: além do já referido Tiago Pires, Marlon Lipke, Aritz Aranburu e Nathan Hedge integraram durante várias temporadas a elite do surf mundial.

As condições para assistirmos ao capítulo mais perfeito da História estão reunidas, por isso não percas a chamada para a prova, que será lançada com 72 horas de antecedência. E vais poder acompanhar tudo em direto quando chegar o grande dia, seja na praia de Carcavelos, no site do Capítulo Perfeito ou na televisão, pela Fuel TV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Excedeu o tempo limite. Por favor preencha o CAPTCHA de novo.