Os benefícios da água do mar

Apesar do extenso areal que temos em Portugal, há muita gente que prefere ir para as piscinas. Mas sabias que apenas um dia de praia pode trazer benefícios para a tua saúde? A água do mar é uma fonte de bem-estar e é utilizada para várias terapias. Aliás, já vários hotéis dispõem de SPA que usam a água do mar. Descobre os seus principais benefícios.

Pela sua própria composição (sal e iodo) a água do mar foi uma das primeiras terapias usadas pelo homem, tanto para fins estéticos, como para fonte de bem-estar. As algas, com grande potencial farmacológico e cosmético, são ricas em proteínas, vitaminas e minerais indispensáveis à nossa epiderme. Mas para além dos benefícios que trazem à pele, quando ingeridas, as algas são eficazes na redução do colesterol e ajudam a prevenir a hipertensão. A água do mar além de rica em cálcio, ferro, magnésio, sódio, zinco e cobre é também revitalizante, anti-infecciosa, anti-stress, analgésica, bom para o mau humor, depressão, etc. Para além disso, o sal é um exfoliante natural e favorece o rejuvenescimento celular.

Mas a água do mar traz também benefícios a outros níveis:

Regula o metabolismo, uma vez que a água do mar contém minerais como o iodo, que estimula a tiróide. A necessidade de adaptar-se à mudança de temperatura serve para aumentar o ritmo do metabolismo e tem um efeito muito positivo na circulação do sangue.

Por outro lado, para nos movermos dentro de água é necessário mais esforço, o que faz com que pessoas com problemas de obesidade possam realizar um exercício físico mais intenso, mas com baixo impacto. O esforço necessário para manter o equilíbrio no vai e vem das ondas também tonifica os músculos. O mar tem também um efeito analgésico, indicado para pessoas com dores e problemas musculares, articulares, vertebrais, reumáticas, circulatórias, pós-traumáticas e pós-cirúrgicas. Está, de facto, comprovado que a água do mar pode abrandar o avanço do reumatismo a longo prazo, sobretudo se o tratamento é acompanhado de uma dieta e hábitos de vida saudáveis.

Tal como já foi dito anteriormente a água fresca do mar e a posterior adaptação do corpo produzem uma benéfica massagem sobre o sistema circulatório: primeiro o sangue flui para a pele e logo retorna aos órgãos. Isto é muito útil para as pessoas com problemas circulatórios nas pernas. Os que sofrem de hipertensão também acabam por ser beneficiados.

O número de glóbulos vermelhos – as células que servem para transportar oxigénio a todos os recantos do organismo – aumentam aproximadamente entre 5 a 20% depois de um banho no mar. Ainda em maior proporção aumentam a quantidade de glóbulos brancos, que são as células defensivas encarregadas de lutar contra os agentes infecciosos. Como consequência, o banho de mar é útil para as pessoas com o sistema imunológico debilitado, com anemia ou com níveis altos de açúcar, já que também ajuda a baixar os níveis de açúcar.

Os sais minerais, juntamente com o sol regeneram a pele. Em especial devido ao efeito desinfectante do sol e drenante do mar que ajudam a limpar as impurezas. Assim, as úlceras na pele, o lúpus, o acne e, sobretudo, a psoríase são algumas das principais doenças que melhoram substancialmente com a água do mar.

Portugal é um território rico em praias e o caso específico das praias da Consolação, perto de Peniche, das praias do Meco, da praia das Avencas, perto da Parede e das praias de Porto Santo, na Madeira é muito significativo pois estas são muito ricas em argilas e lamas e possuem características químicas únicas no planeta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Excedeu o tempo limite. Por favor preencha o CAPTCHA de novo.