Os mitos já desvendados da alimentação

mitos

Hoje vamos desvendar-te alguns mitos da alimentação.

Um dos mitos mais comuns é o dos 8 copos de água por dia, ou um copo de água por hora. É certo que beber água é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo mas o cálculo da quantidade de água que cada um de nós necessita é variavel. O ideal é consumir 35 ml por cada quilo de peso.

Ainda dentro do tema líquidos, há também a ideia de que beber líquidos às refeições engorda. A água não tem calorias, logo a sua ingestão não vai engordar, no entanto, o grande consumo durante a refeição poderá atrapalhar o processo digestivo. Por outro lado, as bebidas como os sumos de frutas e os refrigerantes podem ser prejudiciais para quem quer perder ou manter o peso, não por serem consumidos às refeições, mas sim pelas calorias que estes alimentos contêm.

Os alimentos integrais não engordam? Mito. Como já referido, o único alimento que não tem calorias é a água. Os alimentos integrais são ricos em fibras, mas quando consumidos em excesso também engordam.

Outro mito muito comum é de que os ovos aumentam o colesterol. Vários estudos vieram comprovar que, apesar do elevado valor de colesterol da gema do ovo, não há relação entre o seu consumo regular (mas moderado) e o aumento de doenças cardiovasculares.

Por fim o último mito que te apresentamos hoje é o de que o chocolate pode causar borbulhas. Na realidade, as borbulhas e as espinhas surgem pela produção de sebo na pele, não havendo qualquer relação direta com o consumo de chocolate.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *