Como recuperar dos excessos do Natal e do Fim de Ano?

Excesso

Depois de um Natal e de um Fim de Ano habitualmente cheios de excessos, é importante começar o ano de forma saudável. São muitas as resoluções que se fazem  às doze badaladas do novo ano e iniciar uma dieta é a mais frequente.

No entanto, esta resolução tem uma duração muito curta e termina ao fim de poucas semanas.

Mas, por vezes não é necessário fazer uma dieta muito rigorosa. Basta mudar algumas rotinas alimentares e fazer exercício físico e os excessos ficam para trás. Aqui ficam algumas sugestões:

 

  1. Come mais vezes, mas em pequenas quantidades
    Nunca é demais relembrar que uma das melhores formas de perder peso passa por aumentar o número de refeições diárias. Em vez das três principais, faz cinco ou seis refeições mais pequenas, ao longo do dia. Além de te manteres saciado, terás maiores níveis de energia e por consequência o metabolismo mais acelerado, o que te ajudará a perder peso.
  2. Começa o dia com um bom pequeno-almoço
    Na realidade, o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Por isso, se achas que saltar esta refeição te vai ajudar a perder peso, não podias estar mais enganado. Começar o dia com um bom pequeno-almoço ajuda a acelerar o metabolismo e dá-te energia. Além de que terás menos fome ao longo do dia.
  3. Aposta nas fibras e proteínas
    Se queres emagrecer, é importante manteres uma dieta rica em fibras (pão, arroz, massa e cereais integrais, frutas, legumes, sementes e nozes), uma vez que, para além de saudáveis, são altamente saciantes; e em proteínas (carne e peixe branco, lacticínios magros) que ajudam a desenvolver e manter a massa muscular e a combater a fome.
  4. Mais legumes, menos hidratos de carbono
    Embora não devas eliminar completamente os hidratos de carbono da tua dieta, o seu consumo deve ser moderado e, se possível, ir reduzindo a sua quantidade substituindo-os por legumes. Porque não substituir o arroz ou as batatas por legumes assados, grelhados, cozidos, salteados ou ao vapor.
  5. Esquece os hidratos de carbono ao jantar
    Para eliminar os quilinhos que ganhas durante esta época reduz a ingestão de alimentos ricos em hidratos de carbono brancos, tais como pão, arroz, massa, batatas e cereais, especialmente a partir das 16h00.
  6. Apetece-te um doce? Come uma peça de fruta
    A fruta é um dos snacks mais saudáveis que podes comer entre refeições. E uma vez que possui açúcares naturais, são uma boa forma de resistir aos doces.
  7. Aproveita as resoluções de fim de ano e mexe-te!
    Inscreve-te num ginásio, faz caminhadas, combina jogos de futebol com os amigos, vai passear o cão. Não importa que exercício decidas fazer, o importante é mexeres-te. Faz bem ao corpo e à mente.
  8. Faz destes truques um hábito
    Não basta adotar estas medidas durante dois ou três meses. Faz delas um estilo de vida. Só assim atingirás o bem-estar físico e a forma que tanto desejas.

E, no final de 2017, uma das resoluções já não será iniciar uma dieta, mas sim manter a boa forma física.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Excedeu o tempo limite. Por favor preencha o CAPTCHA de novo.