Resoluções financeiras para 2018

A chegada de um novo ano traz por vezes novos planos e metas de poupança, mas também investimentos. Vamos enumerar algumas dicas que te podem ajudar a ter um 2018 mais realizado em termos financeiros:

Escreve os teus objetivos (concretizáveis) – depois de pensares e estabeleceres os objetivos para este novo ano, escreve-os e partilha-os. Assim sentes que há uma responsabilidade acrescida e sempre que sentires alguma falta de motivação é só pegares no documento! A meio do ano reavalia a tua situação e vê se está em vias de ser concretizável, se requer mais esforço ou menos.

Automatiza as poupanças – cria uma conta-poupança e desconta automaticamente uma percentagem ou quantia exata do teu vencimento, todos os meses, numa determinada data. Trata-se de um incentivo enorme para nunca falhar na poupança e também para não entrar em gastos desnecessários com o dinheiro que sobra no final do mês.

Diminui as dívidas – caso seja possível, o melhor seria mesmo não ter qualquer dívida nem crédito. Caso estejas a pagar várias mensalidades, pensa em renegociar o crédito ou consolidá-los. Uma boa maneira de não contrair mais dívidas é não usar mais o cartão de crédito – não compres o que não consegues pagar!

Reavalia os teus contratos – vê todos os teus gastos mensais fixos e faz uma pequena pesquisa sobre os valores de mercado, para perceberes se não estás a pagar mais do que devias. Renegociar contratos que estão perto de terminar e juntar vários contratos na mesma empresa podem fazer a diferença ao final do mês.

Monitoriza os teus gastos – usa o Excel ou uma aplicação móvel (Monefy, por exemplo) para monitorizar todos os teus gastos. Divide-os por categorias e assim consegues calcular se estás a gastar mais numa categoria em função de outra, ou onde podes poupar! Aponta todos os teus gastos, mesmo aqueles que aches insignificantes como um café ou um bolo.

Faz pesquisa para alguns investimentos – caso tenhas algum dinheiro “parado”, pensa em fazer alguns investimentos, que podem ser financeiros, em habitação para arrendamento, entre outros casos. A Allianz tem um produto financeiro Híbrido, onde pode juntar poupança e investimento num só seguro!

Boas poupanças em 2018!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *