Sabe tudo sobre carros elétricos e híbridos?

O futuro pertence aos carros elétricos e híbridos – um caminho que já está definido tanto para o bem do nosso ecossistema como para o das nossas carteiras. Todas os fabricantes de automóveis, mesmo os de carros considerados de luxo e superdesportivos, estão a pensar e a construir pensando no ambiente, com carros ecológicos de todas as gamas e de vários tipos.

Entre carros híbridos, plug-in e elétricos, sabe qual é o que melhor se adapta a si?

  • Um híbrido é um automóvel cujo funcionamento assenta em duas motorizações distintas, o sistema mais comum inclui um propulsor a gasolina e um motor elétrico. No sistema híbrido, o motor elétrico funciona como um apoio ao propulsor a combustão, tendo baterias com uma autonomia muito reduzida. A motorização elétrica consegue regenerar energia através da inércia ou da travagem, trabalhando no sentido de reduzir o consumo médio.
  • O híbrido plug-in assenta na mesma tecnologia, mas inclui baterias com maior capacidade e uma ligação para as recarregar por ficha. Isto permite utilizar um plug-in para maiores distâncias em modo exclusivamente elétrico.
  • Por fim, há os carros elétricos, ou seja, viaturas que não carecem de qualquer tipo de combustível fóssil para pôr o seu motor a trabalhar. Estes automóveis têm a enorme vantagem de emitir zero emissões de CO2 e de serem, por isso, os mais amigos do ambiente.

Vamos começar pelas desvantagens destes tipos de carros – a principal é mesmo o preço de custo, que é facilmente compensado com o uso intensivo do carro. A construção de um veículo elétrico ou híbrido é mais complexo do que um carro tradicional. Em termos de segurança, já a partir do próximo ano, os veículos elétricos e híbridos vão ser obrigados a fazer um pequeno ruído em velocidades baixas, para que os peões notem a presença do veículo.

Uma das grandes vantagens destes tipos de veículos prende-se, obviamente, pelos menores consumos – mesmo se o carro for híbrido, não gasta tanto como um veículo dito normal. Um veículo 100% eléctrico não paga ISV (Imposto Sobre Veículos) e o proprietário tem direito a uma redução do IUC (Imposto Único de Circulação). Os híbridos são amigos do ambiente, já que poluem menos do que os carros tradicionais, com as suas baixas emissões de CO2. Os carros elétricos emitem ainda menos gases poluentes. A manutenção de um carro elétrico sai mais barata do que a de um carro movidos a combustíveis fósseis. Não precisam da manutenção frequente do motor, como as mudanças regulares de óleo, por exemplo.

Sabia que até o seguro Allianz Auto Elétricos & Híbridos é mais competitivo? A Allianz tem agora uma solução para quem está na vanguarda da tecnologia e da preservação do nosso planeta e oferece mais vantagens a quem polui menos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Excedeu o tempo limite. Por favor preencha o CAPTCHA de novo.