Sabes o que é o Cartão Europeu de Seguro de Doença?

Se ainda estás a preparar as tuas férias, fazer uma viagem em trabalho ou estudar para fora, esta pode ser uma informação muito útil, principalmente se vais realizar uma viagem dentro da União Europeia. Uma viagem ao estrangeiro requer sempre mais preparativos, até porque as necessidades se modificam um pouco.

Uma das questões que deves ter sempre em consideração é a prestação de cuidados de saúde que existem no local para onde vais viajar, já que os hospitais e as coberturas médicas funcionam de forma diferente de país para país.

Caso a tua viagem seja para fora da União Europeia, deves contactar uma agência de viagens ou o consulado do país de destino, para que te expliquem como funciona o sistema de saúde. Em alguns casos pode ser conveniente contratares um seguro de viagem.

Se o país está dentro da União Europeia deves solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença (vulgo Cartão Europeu de Saúde). Este cartão tem uma validade de dois anos e cobre toda a assistência médica nos países da UE, seja por turismo, trabalho ou estudos.

Este cartão não tem qualquer custo e pode ser solicitado pela internet, a partir do site da Segurança Social. Tem em conta que com este cartão os cuidados de saúde prestados serão nos mesmos moldes de um cidadão local do país onde te encontras – o que significa que esses cuidados podem não ser gratuitos e que pode haver lugar ao pagamento de taxas moderadoras ou comparticipações não reembolsáveis.

Para mais informações sobre as coberturas, países membros e como obter este cartão, deves aceder ao portal Eurocid.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Excedeu o tempo limite. Por favor preencha o CAPTCHA de novo.