Sabias que há alimentos que são melhor cozinhados do que crus?

alimentos

Recentemente surgiu mais uma moda no mundo das dietas – a raw diet – uma dieta à base de alimentos crus. No entanto, hoje vimos falar-te de alguns alimentos cujo consumo depois de cozinhados é mais nutritivo e saudável.

As cenouras e a abobora, por exemplo, quando cozinhadas aumentam os seus níveis de betacarotenos, que se transformam posteriormente em vitamina A, quando entram no nosso corpo.

O poder antioxidante dos tomates aumenta quando estes são consumidos depois de cozinhados. E os espinafres, por sua vez, quando salteados mantêm constantes os seus níveis de folatos, uma vitamina B essencial para o crescimento celular e que deve ser consumida diariamente.

As células fibrosas dos espargos são quebradas quando estes são cozinhados, consequentemente, a nossa capacidade de absorção é maior.

Cozinhar a couve aumenta os níveis de vitaminas A e K, bem como a sua fibra. Além disso, a digestão da couve cozida é mais simples do que a crua.

Cozinhar cogumelos não é apenas a opção mais saudável, mas também é a opção mais segura. Existem vários tipos de cogumelos que só são seguros para comer após serem cozidos, e, mesmo os mais comumente servidos crus, são difíceis para digerir.

No entanto, convém referir que os alimentos devem ser cozidos a vapor e inteiros. E deve ser adicionada à água alguma gordura!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *