Como ser mais saudável em sete passos, sem gastar muito dinheiro

Se uma das mudanças que tens planeadas para 2017 é ter uma alimentação saudável, este artigo é para ti. Comer melhor não é sinónimo de mais despesas no supermercado. Começa por comer menos carne e substitui-las pelas leguminosas – este é dos truques mais fáceis para se comer bem e gastar pouco. Faz uma lista dos teus hábitos e identifica aqueles que têm de ser eliminados. Começa a praticar exercício físico e, se puderes, consulta um nutricionista para melhor te aconselhar.

  1. Come frutas e legumes todos os dias

Esta é uma regra obrigatória para quem quer ser mais saudável. Quanto mais naturais melhor: aproveita as frutas e leguminosas da época, que estão sempre mais baratas e com um sabor melhor do que em qualquer outra altura. Já pensaste em trocar as bolachas do lanche por cenouras? As cenouras são dos snacks mais saciantes e têm um preço muito acessível.

  1. Lê os rótulos

Se queres mesmo comer o que faz bem, este passo é essencial. Não leias apenas as calorias, 100 calorias de gomas não são a mesma coisa que 100 calorias de couve. Informa-te sobre os ingredientes e aproveita este truque simples que podes usar sempre: se no rótulo estiver algum ingrediente que não conheças, não compres. Escolhe coisas mais naturais e menos processadas.

  1. Prefere os produtos a granel e de marca branca

Produtos a granel são cada vez mais fáceis de encontrar. Para além de serem mais saudáveis do que os já embalados, podes também comprar nas quantidades que realmente necessitas, sem correr o risco de deixar estragar os alimentos. Para poupares, aproveita as marcas brancas. Geralmente são de tão boa qualidade quanto as ditas marcas já conhecidas do mercado e bastante mais baratas.

  1. Pára de comer quando te sentires 80% cheio

Em casa pode ser mais fácil controlar as porções que pões no prato. Nos restaurantes isto pode ser mais complicado, até porque as doses são quase sempre exageradas. Come metade do que tens no prato. Caso tenhas fome come mais, mas sem atingires o limite. Se te sentires cheio pensa, duas vezes se vale realmente a pena comer mais. Até podes pedir para levar o que sobrou para casa, assim não há desperdício na refeição!

  1. Apanha sol 15 minutos por dia

Esta é das maneiras mais fáceis de absorver vitamina D, uma das vitaminas mais importantes para a saúde e que grande parte dos portugueses só obtém metade diariamente. Em vez de tomares suplementos, apanha 15 minutos de sol todos os dias, sem protector solar. Vais-te sentir com mais energia e mais bem-humorado.

  1. Bebe muita água

Larga os refrigerantes e adota como hábito beber apenas água às refeições e, pelo menos, 1,5l por dia. Para além de ajudar na hidratação da pele, a água é extremamente importante para absorveres nutrientes e vitaminas lipossolúveis.

  1. Cultiva os teus próprios alimentos

Se tiveres espaço para uma horta, aproveita. Não há nada melhor do que os alimentos produzidos à nossa maneira, com menos pesticidas e apanhados na hora. Caso não haja espaço, há sempre a possibilidade de teres pequenos vasos em casa com ervas aromáticas – já é alguma poupança em relação ao supermercado, para além de que estas ervas são muito nutritivas e importantes numa boa alimentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *