Seis truques para se ter melhores notas na escola

Para além do método óbvio de se ter que pegar nos livros e apontamentos e estudar, há alguns truques que ajudam na concentração e potenciam a atividade cerebral. Se queres ter ou ajudar os teus filhos a obter melhores notas, lê estas seis formas surpreendentes e muito fáceis de aplicar:

  • Estudar ao som de música clássica – estudar com sons de fundo pode ser difícil para algumas pessoas. Caso seja possível fazê-lo, opta pela música clássica: os trechos rápidos deste tipo de música melhoram a capacidade cognitiva, especialmente a forma como o cérebro entende as palavras e organiza a informação. Mozart pode ser um grande aliado no teu estudo!
  • Tomar o pequeno-almoço – nunca vás para um teste ou exame sem comer qualquer coisa! Um bom pequeno-almoço reforça a capacidade cognitiva de curto-prazo e a concentração, para além de garantir que não vais ter fome durante a prova. Não te queres distrair por estares a pensar em comida em vez de pensares nas respostas, certo?
  • Beber água – como o cérebro é composto por 75% de água, é boa ideia ires ‘alimentando-o’ durante o teste. Beber água com frequência vai facilitar a comunicação entre os neurónios, melhora a memória, a concentração e a atenção. Este truque pode ter um impacto de 10% na nota!
  • Mascar pastilha – este truque já é antigo e muito utilizado: mascar pastilha enquanto estudas e depois, enquanto fazes o teste, bombeia mais sangue para o cérebro, deixando-o mais ágil e em alerta;
  • Fazer desporto – levantar mais cedo para fazer desporto, seja ele uma pequena corrida ou uma ida ao ginásio, pode ter influência no resultado que verás na pauta. A atividade física reforça as ligações entre os neurónios, o que melhora claramente o desempenho;
  • Obter uma recompensa – os estudantes movem-se por recompensas imediatas. Um estudo da Universidade de Chicago percebeu que o efeito nas notas é mais evidente se o aluno temer perder um prémio que já tem à sua frente. Nota para os pais: o aluno tem que ver o prémio que vai receber caso tenha boas notas, antes de realizar a prova e, de preferência, enquanto ainda está a estudar!

Fonte: Expresso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Excedeu o tempo limite. Por favor preencha o CAPTCHA de novo.