Como sobreviver a uma gripe com tempo frio

Espirros constantes, lenços de papel, casacos, muitos casacos, dores de cabeça e frio… ou às vezes calor. Estes sintomas lembram-te alguma coisa? Certamente o tempo frio. Ora é o nariz entupido, ora é o estado febril que não te larga, ora parece que a tua cabeça pesa toneladas. Agora que começaram as chuvas, já estás com receio de ficar assim?

Não fiques e tenta escapar às gripes e constipações com algumas dicas que reunimos e que foram indicadas por especialistas. Antes de mais é muito importante distinguir uma gripe de uma constipação, uma vez que a gripe é uma doença aguda e viral, que é contagiosa e em que os sintomas são mais fortes e mais graves, que se podem prolongar até uma semana. Já na constipação os sintomas surgem gradualmente e são limitados às vias respiratórias superiores: nariz entupido, espirros, olhos húmidos, irritação da garganta e dor de cabeça. Raramente ocorre febre alta.

Depois de esclarecidas estas dúvidas, vamos às formas de sobreviver a uma gripe.

  • Muito importante: ir a um médico. Se achas que tens sintomas de gripe, o melhor mesmo é dirigires-te a uma unidade de urgência hospital para ser feito um diagnóstico correto e aí receberás a medicação certa para ficares rapidamente livre da doença.
  • A vacinação é importante? Sim. A gripe é uma doença sazonal e que por isso ocorre em determinada altura do ano. No hemisfério norte, onde nos localizamos, o pico é de novembro a março. A vacinação é verdadeiramente importante para os grupos de risco, pessoas com mais de 65 anos, mas também para aqueles que sofrem de doenças que diminuem a resistência às infeções, como doenças crónicas dos pulmões, coração e rins, por exemplo. Como a gripe se propaga pelo ar e é contagiosa, a vacinação deve mesmo ser feita. Mesmo que não seja absolutamente eficaz para evitar a doença, diminui drasticamente os efeitos mais graves. Esta é uma recomendação da DGS, como podes ver NESTE vídeo!
  • Lava as mãos, não te esqueças. A gripe é contagiosa e propaga-se pelo ar, através das mãos, da tosse e dos espirros, por isso lembra-te de lavar sempre as mãos. Nem imaginas até que ponto isso pode ajudar.
  • Antibióticos? Nunca. A gripe é uma doença viral, pelo que não pode ser tratada com antibióticos. Não vale a pena pensar em tomar por conta e risco um antibiótico que está esquecido lá em casa.
  • Para o frio: várias camadas de roupa, mas não exageres. Já sabe que não vale a pena vestir um volumoso casaco que te deixa quase sem mobilidade. Aposta num bom agasalho, mas veste-te por camadas. Veste uma roupa adequada e tem atenção às mudanças de temperaturas. O vírus da gripe pode estar à espreita ao virar da esquina.
  • A Vitamina C é amiga. Aposta nas laranjas. A vitamina C está associada à possibilidade de reforçar as defesas imunitárias que são aquelas que nos protegem, por isso sim, pode ser uma ajuda. Vai comendo laranjas e bebendo o sumo delas.
  • Não tenhas preguiça e bebe muitos líquidos. É importante que bebas bastantes líquidos. Não te esqueças de que a água te vai deixar bastante hidratado.
  • A canja de galinha, essa eterna aliada. A canja pode mesmo ser tua aliada. Se deves apostar nas bebidas quentes, então não podes deixar de lado a refeição que é uma das mezinhas mais antigas de sempre, a tal canjinha.
  • Cuidado com as mudanças de temperatura e com os espaços pouco arejados. As salas e os espaços fechados, em geral, são de evitar. O vírus propaga-se pelo ar e pelo contacto direto, através da tosse e espirros.

Em resumo: Fica em casa. Não deves mesmo sair, porque estarás a contribuir para a propagação do vírus. Não te agasalhes demasiado e vai medindo a temperatura. Se tiveres febre, o mais indicado será um paracetamol e nunca uma aspirina, mas não te auto-mediques e nem penses em antibióticos. Para as grávidas, um aviso: devem sempre consultar o seu médico. Para o nariz entupido, o soro fisiológico pode ser mesmo o teu melhor amigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Excedeu o tempo limite. Por favor preencha o CAPTCHA de novo.