Stress pós férias, fica a saber lidar com ele.

Stress pós férias, fica a saber lidar com ele.

No final das férias, existe sempre aquele sentimento de frustração, de ter de voltar às rotinas e pensar que as férias passaram rápido demais. Vais começar a refletir sobre todo o trabalho que existe pela frente, enquanto estás deitado, numa cama de rede, a descansar e a aproveitar as últimas horas de férias.

Mas não tem de ser assim tão mau. Podes fazer com que o teu regresso seja feito de uma forma suave e descontraída. Em vez de trazeres frustração para o trabalho, traz novas ideias, experiências e conselhos turísticos para oferecer aos teus colegas.

Para além disso, temos seis dicas que vão ajudar-te bastante nesse regresso ao trabalho:

  1. Antes de ires de férias, deves planear tudo. Avisa todos os colegas que dependem do teu trabalho e tenta deixar tudo feito e programado para ser realizado facilmente, por quem tenha que te substituir nas tuas tarefas. Deixa poucas ou nenhumas tarefas por serem feitas para quando regressares ao trabalho. Desta forma irá ser um regresso calmo e vai ser mais fácil de voltar a entrar no ritmo.
  2. Vive o próprio dia, não penses negativo. O Verão ainda não acabou, ainda vai haver mais fins de semana, dias de sol e calor. Aproveita todos os raios de sol. A seguir ao trabalho, vai para uma esplanada com os teus amigos, vai passear, ver o pôr-do-sol e aproveita os pequenos momentos que tenhas livre, disfrutando-os ao máximo. Vais sentir-te ainda de férias.
  3. Faz exercício físico. O exercício irá tirar todo o stress que possa existir, vais sentir-te mais leve e descontraído no final do dia. Aproveitas ainda para tirar aqueles quilinhos a mais que vieram contigo de férias e voltar a ganhar forma e confiança que desejas.
  4. Arranja um hobbie. Ter algo para fazer no fim do dia de trabalho é algo que te vai distrair e motivar. Fotografia, pintar, tratar de uma pequena horta ou até construir objetos em madeira, por exemplo, são algumas das tarefas que podes realizar e vais ver que te vão entreter e fazer ganhar entusiasmo.
  5. Dá mais importância aos aspetos positivos do trabalho, desvaloriza as coisas menos agradáveis. De certeza que tens inúmeras coisas boas no teu trabalho que te podem ajudar a nível motivacional. Não ligues tanto aos aspetos negativos que possam existir, pensa mais em ter novas ideias e levar tudo o que aches que seja positivo, para o teu local de trabalho.
  6. Mantém uma vida saudável. Come muita fruta e vegetais ricos em vitaminas, pois estes transportam mais endorfinas que te vão deixar mais feliz e bem-disposto. Dorme entre 7 a 8 horas diárias, para teres energia todo o dia. Não fiques demasiado tempo sentado, fora do local de trabalho – Anda, passeia e faz exercício.

E agora, trabalha com um sorriso na cara, o sorriso é contagiante e quando deres por ti, vais ter todos os teus colegas a acompanharem-te e a partilharem contigo a boa disposição. Vais ver que irá ser mais fácil de enfrentar qualquer desafio que te apareça pela frente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *